Planejamento Estratégico
Planejamento estratégico do PEA
O planejamento estratégico do PEA foi elaborado com o foco na missão e visão do desenvolvimento do Programa, em consonância com o PDI do CCB/UEM (Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá) e os resultados obtidos na autoavaliação. Sua preparação teve início com a realização de um Workshop, quando foram apresentados os resultados da autoavaliação, e contou com a presença de docentes, discentes e agentes universitários, que participam do Programa. Em seguida, foi nomeada uma comissão que se encarregou de reunir e analisar os resultados da autoavaliação, além de novas sugestões dos integrantes dos diferentes laboratórios, onde são realizados os estudos. Essa comissão composta por docentes/agentes universitários e discentes foi estabelecida pelo Conselho do PEA, pela Resolução 127/2020-PEA. O planejamento estratégico, projetado para dois ciclos, como recomendado na ficha de avaliação da área de Biodiversidade, foi apresentado para parecer final e aprovação em reunião do Conselho Acadêmico do PEA, e posteriormente compartilhado com todos os membros do Programa. Todos os trabalhos foram norteados pela ficha de avaliação e pelo documento do Grupo de Trabalho da CAPES, responsável pela autoavaliação e planejamento estratégico da pós-graduação.
As metas traduzem os objetivos que visam corrigir os pontos fracos diagnosticados na autoavaliação. Assim, pretende-se promover o desenvolvimento do Programa, a consequente evolução na avaliação do PEA na área de Biodiversidade/CAPES, a melhoria na formação dos discentes, e o aumento do impacto social dos produtos do Programa.
Dentre as metas, buscar-se-á planejar ações que visem corrigir os pontos fracos do PEA, através da implantação de novos métodos de forma emergencial; a médio prazo, ações que aperfeiçoem os procedimentos para o desenvolvimento do PEA; e a longo prazo, ações que conduzam o Programa à excelência, atendendo as normas estabelecidas pela CAPES, visando a melhor formação discente, ao aumento da sociabilização do conhecimento acadêmico e a divulgação da importância do Programa para a sociedade.
Em adequação ao processo avaliativo da UEM, conforme o PDI (2019-2023), o PEA propõe realizar sua autoavaliação anualmente, por meio de instrumentos on-line, bem como por meio de outros instrumentos, aplicados esporadicamente, cujos dados serão compilados em relatórios. Para tanto, uma comissão de acompanhamento do planejamento foi constituída envolvendo docentes, discentes e agentes universitários (Resolução 022/2021-PEA).
Avaliação dos resultados, prospecção e elaboração das metas
Foi realizada a síntese dos aspectos avaliados relacionados a infraestrutura física e administrativa, comunicação, impacto social, produção científica, recursos humanos e internacionalização. Foram destacados para cada aspecto os pontos fracos e fortes do PEA, assim como as ações imediatas e metas futuras a serem adotadas, necessárias para o cumprimento da missão do Programa, e com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro.
Descrição detalhada do Planejamento Estratégico do PEA
A concordância entre o planejamento estratégico do Programa e o PDI da UEM será realizada considerando as diretrizes e metas apresentadas no PDI Institucional, e através da discussão dos planejamentos estratégicos.
1. Caracterização do Programa
1.1 Missão
Formar pofissionais capacitados em Ecologia Aquática de Ecossistemas de Água Doce para realizar pesquisas e atividades de ensino avançados e aplicados que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Profissionais, a nivel de mestrado e doutorado, aptos a lidar com questões ambientais, promover o desenvolvimento sustentável e atuar na gestão e conservação de ecossistemas.
1.2 Visão
Ser um programa de pós-graduação de excelência na educação, pesquisa e inovação, na resolução de questões científicas emergentes e questões práticas da sociedade, relacionadas ao uso e conservação em ecossistemas de águas continentais.
1.3. Valores
Promove a interdisciplinaridade, colaborar na redes de pesquisa, ensino e extensão nacionais e internacionais, ser líder em conhecimento, inovação e criatividade, atuar como cidadãos sensíveis às demandas sociais, ser engajados na inclusão individual e social.
2. Objetivos e Metas
Objetivo 1: Adequação e melhoria da infraestrutura, estrutura organizacional, administrativa e financeira do PEA
Meta 1: Criar comissões para acompanhamento e execução do Planejamento Estratégico do PEA;
Meta 2: Realizar, anualmente, Workshop para apresentação dos relatórios administrativos, científicos e financeiros, bem como dos resultados da avaliação do PEA pela CAPES (divulgar internamente os índices que o PEA tem sido capaz de obter nas métricas de avaliação da CAPES), com o intuito de melhorar a comunicação interna e a autopercepção do Programa;
Meta 3: Divulgar amplamente o regulamento e normas do PEA, além de primar pelo cumprimento dos prazos, pelos discentes e docentes;
Meta 4: Revisar pontuação do currículo para seleção de Mestrado e Doutorado, com participação dos docentes e discentes;
Meta 4: Reavaliar o ingresso de estudantes ao Doutorado, com participação dos docentes e discentes;
Meta 5: Aprimorar o Exame de Suficiência em Línguas, com participação docentes e discentes;
Meta 6: Revisar o Exame de Qualificação do Doutorado, com participação de docentes e discentes;
Meta 8: Revisar os procedimentos de defesa de Mestrado e Doutorado, com participação de docentes e discentes;
Meta 9: Identificar os espaços sem acessibilidade e solicitar correção pela administração da UEM;
Meta 10: Unir esforços com o Centro de Ciências Biológicas e Reitoria para diminuir a defasagem de agentes universitários e docentes;
Meta 11: Empreender esforços para buscar editais e parcerias para captação de recursos, visando o financiamento dos projetos de pesquisa;
Meta 12: Buscar parcerias com órgãos públicos e privados para sanar deficiências financeiras e de materiais permanentes e de consumo.
Objetivo 2: Melhorar a Comunicação Externa e Interna do PEA
Meta 13: Criar uma conta em mídia social para divulgação exclusiva do PEA (Instagram, por exemplo) e avaliar o impacto e visibilidade dos produtos do Programa, na comunidade interna e externa, por meio dos índices altimétricos;
Meta 14: Criar um canal de comunicação interna, via WhatsApp, gerenciado pelos administradores, com a participação dos docentes e discentes;
Meta 15: Modernizar o site, com identidade visual atualizada.
Objetivo 3: Cumprir a Função Social do Programa de Pós-Graduação em Ecologia
Meta 16: Enveredar esforços para que 100% dos docentes e discentes se envolvam com pelo menos 1 projeto/curso de extensão todos os anos;
Meta 17: Incluir a participação dos discentes na elaboração de relatórios e trabalhos técnicos;
Meta 18: Criar uma ferramenta de acompanhamento da inclusão dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) nas atividades do Programa;
Meta 19: Incluir a identificação dos ODS nos projetos de Mestrado e Doutorado;
Meta 20: Incentivar a criação de cursos on-line/remotos com ênfase na Limnologia e Ecologia, com a participação dos discentes e docentes.
Objetivo 4: Melhorar o Impacto das Produções Científicas do PEA
Meta 21: Incentivar que 100% das publicações do PEA apresentem impacto social explicitado (impacto regional, nacional ou internacional);
Meta 22: Divulgar 100% dos artigos científicos, produzidos por docentes e discentes, em algum tipo de mídia.
Objetivo 5: Melhorar a formação discente intelectual e fortalecer os Recursos Humanos do PEA
Meta 23: Identificar demandas atuais do mercado de trabalho e ofertar disciplinas e cursos voltados para essa demanda;
Meta 24: Criar Grupos de Trabalho que promovam a discussão da implementação de cotas raciais e/ou sociais no Processo de Seleção do PEA;
Meta 25: Revisar as normas do estágio em docência, com a participação dos discentes e docentes;
Meta 26: Criar um protocolo de atendimento a casos de problemas com saúde mental dos discentes.
Objetivo 6: Aumentar o impacto da Internacionalização do PEA
Meta 27: Divulgar oportunidades internacionais através de canais de comunicação de redes sociais ex: WhatsApp;
Meta 28: Ofertar um número cada vez maior de disciplinas em outros idiomas;
Meta 29: Buscar editais internacionais, internos e externos, visando a obtenção de recursos para projetos, mobilidade internacional, acordos e eventos internacionais.