Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico do PEA 

O planejamento estratégico do PEA foi elaborado com o foco na missão e visão do  desenvolvimento do Programa, em consonância com o PDI do CCB/UEM (Centro de  Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá) e os resultados obtidos na  autoavaliação. Sua preparação teve início com a realização de um Workshop, quando  foram apresentados os resultados da autoavaliação, e contou com a presença de docentes,  discentes e agentes universitários, que participam do Programa. Em seguida, foi nomeada  uma comissão que se encarregou de reunir e analisar os resultados da autoavaliação, além  de novas sugestões dos integrantes dos diferentes laboratórios, onde são realizados os  estudos. Essa comissão composta por docentes/agentes universitários e discentes foi  estabelecida pelo Conselho do PEA, pela Resolução 127/2020-PEA. O planejamento  estratégico, projetado para dois ciclos, como recomendado na ficha de avaliação da área  de Biodiversidade, foi apresentado para parecer final e aprovação em reunião do Conselho  Acadêmico do PEA, e posteriormente compartilhado com todos os membros do  Programa. Todos os trabalhos foram norteados pela ficha de avaliação e pelo documento  do Grupo de Trabalho da CAPES, responsável pela autoavaliação e planejamento  estratégico da pós-graduação. 

As metas traduzem os objetivos que visam corrigir os pontos fracos diagnosticados na  autoavaliação. Assim, pretende-se promover o desenvolvimento do Programa, a  consequente evolução na avaliação do PEA na área de Biodiversidade/CAPES, a  melhoria na formação dos discentes, e o aumento do impacto social dos produtos do  Programa. 

Dentre as metas, buscar-se-á planejar ações que visem corrigir os pontos fracos do PEA,  através da implantação de novos métodos de forma emergencial; a médio prazo, ações  que aperfeiçoem os procedimentos para o desenvolvimento do PEA; e a longo prazo,  ações que conduzam o Programa à excelência, atendendo as normas estabelecidas pela  CAPES, visando a melhor formação discente, ao aumento da sociabilização do  conhecimento acadêmico e a divulgação da importância do Programa para a sociedade. 

Em adequação ao processo avaliativo da UEM, conforme o PDI (2019-2023), o PEA  propõe realizar sua autoavaliação anualmente, por meio de instrumentos on-line, bem  como por meio de outros instrumentos, aplicados esporadicamente, cujos dados serão  compilados em relatórios. Para tanto, uma comissão de acompanhamento do  planejamento foi constituída envolvendo docentes, discentes e agentes universitários  (Resolução 022/2021-PEA). 

Avaliação dos resultados, prospecção e elaboração das metas 

Foi realizada a síntese dos aspectos avaliados relacionados a infraestrutura física e  administrativa, comunicação, impacto social, produção científica, recursos humanos e  internacionalização. Foram destacados para cada aspecto os pontos fracos e fortes do  PEA, assim como as ações imediatas e metas futuras a serem adotadas, necessárias para o cumprimento da missão do Programa, e com vistas à gestão do seu desenvolvimento  futuro. 

Descrição detalhada do Planejamento Estratégico do PEA

A concordância entre o planejamento estratégico do Programa e o PDI da UEM será  realizada considerando as diretrizes e metas apresentadas no PDI Institucional, e através  da discussão dos planejamentos estratégicos. 

1. Caracterização do Programa 

1.1 Missão 

Formar pofissionais capacitados em Ecologia Aquática de Ecossistemas de Água Doce para realizar pesquisas e atividades de ensino avançados e aplicados que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Profissionais, a nivel de mestrado e doutorado, aptos a lidar com questões ambientais, promover o desenvolvimento sustentável e atuar na gestão e  conservação de ecossistemas. 

1.2 Visão 

Ser um programa de pós-graduação de excelência na educação,  pesquisa e inovação, na resolução de  questões científicas emergentes e questões práticas da sociedade, relacionadas ao uso e  conservação em ecossistemas de águas continentais. 

1.3. Valores

Promove a interdisciplinaridade, colaborar na redes de pesquisa, ensino e extensão nacionais e internacionais, ser líder em conhecimento, inovação e criatividade, atuar como cidadãos sensíveis às demandas sociais, ser engajados na inclusão individual e social. 

2. Objetivos e Metas 

Objetivo 1: Adequação e melhoria da infraestrutura, estrutura organizacional,  administrativa e financeira do PEA 

Objetivo 2: Melhorar a Comunicação Externa e Interna do PEA 

Objetivo 3: Cumprir a Função Social do Programa de Pós-Graduação em Ecologia 

Objetivo 4: Melhorar o Impacto das Produções Científicas do PEA

Objetivo 5: Melhorar a formação discente intelectual e fortalecer os Recursos  Humanos do PEA 

Objetivo 6: Aumentar o impacto da Internacionalização do PEA