Relação de Disciplinas Obrigatórios conforme Resolução: 055/2017-CI/CCB.


Limnologia Básica
Responsável: Liliana Rodrigues
Créditos:
Ementa: Gênese e compartimentos dos ecossistemas aqüáticos continentais. Ciclagem dos principais nutrientes (N, P, Fe, S). Dinâmica do oxigênio dissolvido e do carbono. Metabolismo dos ambientes aquáticos: produção e decomposição. 


Fundamentos em Ecologia
Responsáveis: Angelo Antonio Agostinho e Cláudia Costa Bonecker
Créditos: 
Ementa: O surgimento e consolidação da Ecologia como Ciência. Estudos ecológicos clássicos. Principais conceitos ecológicos abrangendo os diferentes níveis de organização. 


Introdução à Ecologia Quantitativa
Responsável: Luiz Carlos Gomes
Créditos: 3
Ementa: O curso visa introduzir os conceitos utilizados no estudo e quantificação de fenômenos em ecologia de maneira a preparar o estudante para disciplinas mais específicas e para a elaboração do projeto de mestrado ou doutorado. 


Ecologia Quantitativa 
Responsável: Luiz Carlos Gomes
Créditos: 
Ementa: Paradigmas dentro da ecologia quantitativa. Tipos, análise e interpretação de dados biólogicos.


Ecologia de Populações 
Responsável: Evanilde Benedito
Créditos: 3 
Ementa: Conceitos básicos sobre ecologia de populações. Crescimento exponencial e logístico. Conceitos básicos de história de vida. Fatores que regulam o tamanho das populações. Interações biológicas e efeitos sobre a dinâmica populacional. 


Ecologia de Comunidades 
Responsável: Sidinei M. Thomaz
Créditos: 
Ementa: Introduzir os principais conceitos e atributos que abrangem a estrutura e o funcionamento de comunidades. 


Ecologia de Ecossistemas 
Responsável: Roger P. Mormul
Créditos: 2
Ementa: Introduzir os principais conceitos e atributos que abrangem a estrutura e o funcionamento de ecossistemas.


Biologia Aquática I 
Responsáveis: Luzia Rodrigues, Liliana Rodrigues, Karina Fidanza e Sidinei Magela Thomaz
Créditos: 4 
Ementa: Estudo da estrutura e dinâmica das comunidades fotoautotróficas de ambientes aquáticos continentais e seus entornos, além de treinamento de princípios e métodos científicos para a condução de pesquisas ecológicas no campo.


Biologia Aquática II 
Responsáveis: Erivelto Goulart, Horácio Ferreira J. Júnior, Andréa Bialetzki, Claudia Costa Bonecker, Luiz Felipe Machado Velho e Roger Paulo Mormul
Créditos: 
Ementa: Estudo da estrutura e dinâmica de zooplâncton, ictioplâncton, zoobentos e ictiofauna que vivem nos ambientes aquáticos continentais.


Seminários de Área 
Responsáveis: Sidinei M. Thomaz e Roger P. Mormul
Créditos: 
Ementa: A organização destes seminários estará a cargo de um dos membros do corpo docente, especialmente designado no início de cada semestre letivo pela Coordenação do Programa. Os seminários são semanais, em número de 08 por semestre, com duração mínima de 02 horas, podendo ser proferidos por docentes ou por pós-graduandos. Cada conjunto semestral de seminários corresponderá a 01 unidade de crédito.