Relação de Disciplinas Eletivas conforme Resolução: 053/2014-CI/CCB.


Exibindo 22 Item
DisciplinaCréditosDocente ResponsávelEmenta
Classificar 
 
Classificar 
 
Classificar 
 
Classificar 
 
DisciplinaCréditosDocente ResponsávelEmenta
AMB-10 Ecologia Quantitativa Avançada (Doutorado) 04 (75 hs) Luiz Carlos Gomes Análise e interpretação de dados complexos em ecologia, utilizando abordagem multivariada. 
AMB-11 Ecologia de Populações – Módulo Avançado (Doutorado) 03 (60 hs) Evanilde Benedito Estudo das adaptações evolutivas e sistêmicas dos organismos; das principais teorias e modelos que abordam abundância e distribuição das populações, demografia, crescimento e regulação populacional; das interações populacionais associada com a conservação biológica. 
AMB-12 Ecologia de Comunidades Avançada (Doutorado) 03 (45 hs) Luiz Carlos Gomes - Sidinei Magela Thomaz - Roger Paulo Mormul Discutir as principais publicações referentes a novos conceitos e atributos que abrangem a estrutura e o funcionamento de comunidade. 
AMB-13 Ecologia de Ecossistemas Avançada (Doutorado) 03 (45 hs) Luiz Carlos Gomes - Roger Paulo Mormul - Sidinei Magela Thomaz Discutir as principais publicações que versam sobre novos conceitos e atributos que abrangem a estrutura e o funcionamento de ecossistema. 
AMB-20 Geomorfologia e Sedimentologia Fluvial  4 (75 hs) José Cândido Stevaux Caracterização e análise dos processos da dinâmica fluvial. Reconhecimento dos principais subambientes fluviais, suas características geomórficas e sedimentares, bem como, seu interrelacionamento no sistema fluvial. Utilização de técnicas e metodologias expeditas. 
AMB-21 Avaliação de Impactos de Grandes Obras de Engenharia sobre o Ambiente Fluvial  4 (60 hs) Edvard Elias de Souza Filho Estudo de impactos físicos, químicos, biológicos e sócio- econômicos provocados por obras de engenharia de grande porte sobre o ambiente fluvial, notadamente aqueles provocados por barramentos. 
AMB-22 Ecologia de Zoobentos  6 (120 hs) Alice |Michiyo Takeda  Estudo biológico e ecológico da comunidade bêntica de água doce. 
AMB-23 Ecologia de Fitoplâncton  4 (75 hs) Sueli Train Composição da comunidade fitoplanctônica. Mecanismos de suspensão. Variações temporais na abundância e composição do fitoplâncton: Sucessão. Distribuição espacial. Atividade fotossintética do fitoplancton. Fatores limitantes da produtividade. Fixação de nitrogênio por organismos fitoplanctônicos. 
AMB-24 Ecologia do Zooplâncton 5 (90 hs) Fábio Amodêo Lansac Tôha Importância do zooplancton na cadeia alimentar. A alimentação do zooplancton. Predação sobre a comunidade zooplanctônica. Diversidade e distribuição das comunidades. Migração vertical. Variação espacial e temporal. Produtividade zooplanctônica. Métodos de coleta e estudo. 
AMB-25 Estrutura de Formações Florestais Ripárias 4 (75 hs) Maria Conceição de Souza  Definições terminológicas. Caracterização dos diferentes tipos de formações vegetacionais ripárias. Composição, estrutura e dinâmica. Metodologia de estudo. 
AMB-26 Ecologia e Administração Pesqueira em Reservatório  4 (60 hs) Angelo Antonio Agostinho Estudo das características bióticas e abióticas dos reservatórios. Impactos negativos. Medidas mitigadoras. Colonização. Técnicas de manejo dos recursos pesqueiros. 
AMB-27 Ictioparasitologia  4 (75 hs) Gilberto Cezar Pavanelli - Ricardo Massati Takemoto Classificação, morfologia, biologia e epidemiologia de Protozoa, Monogenoides, Digenea, Cestoda, Nematoda, Acanthocephala, Pentastomida, Brachiura, Copepoda, Isopoda e Hirudinea. Estudo das relações ecológicas entre as populações e comunidades de hospedeiros e metazoários parasitos. 
AMB-28 Redação e dinâmica da produção científica em Ecologia. 02 (30hs) Sidinei Magela Thomaz Abordar a filosofia que sustenta a elaboração de um artigo científico primário, desde o planejamento da pesquisa até sua publicação. Abordar formas de avaliar a produção científica e a ética nas publicações. 
AMB-29 Biogeografia e Sistemática de Peixes de Água Doce  4 (75 hs) Carla Simone Pavanelli Biogeografia, sistemática e distribuição de grupos de peixes de água doce com destaque aos representados na Bacia do Prata. 
AMB-30 Uso de Sensores Remotos  5 (90 hs) Edvard Elias de Souza Filho Uso de fotografias aéreas e imagens de satélite e radar para estudos ambientais. Características dos produtos dos sensores remotos; usos desses produtos para cartografia, geomorfologia, solos, geologia, cobertura vegetal e uso do solo. 
AMB-31 Ecologia de Algas Perifíticas  4 (75 hs) Liliana Rodrigues Padrão e importância das algas perifíticas em ecossistemas aquáticos continentais. Atuação de fatores limnológicos sobre o desenvolvimento da comunidade ficoperifítica. Métodos de coleta e análise. 
AMB-32 Dinâmica Biológica em Fragmentos 2 (30 hs) Luiz dos Anjos A teoria da biogeografia de ilhas; relação número de espécies / área; expansão do nicho ecológico; estrutura de comunidades de aves em ilhas de habitat; alterações morfométricas em populações isoladas; efeito de borda; fragmentos de habitat e conservação; manejo de paisagens fragmentadas. 
AMB-33 Ecologia e Bionomia de Peixes. 07 (120 hs) Angelo Antonio Agostinho Estudo das interações bióticas e abióticas na alimentação, crescimento e reprodução de peixes. 
AMB-34 Produtividade Aquática 04 (75 hs) Sidinei Magela Thomaz Produção primária: padrões e fatores limitantes; métodos de estudo. Produção secundária: padrões e fatores limitantes; eficiência de transferência em cadeias alimentares; métodos de estudo. 
AMB-35 Ecologia Energética 4 (75 hs) Evanilde Benedito Dinâmica do fluxo de energia em sistemas biológicos. Bioenergética: componentes e balanço energético. Interferências bióticas e abióticas. Isótopos estáveis: carbono, nitrogênio e enxofre. Modelagem do fluxo de energia. 
AMB–36 Manejo e Conservação de Recursos Naturais 03 (60 hs) Angelo Antonio Agostinho - Luiz Carlos Gomes Estudo da conservação e manejo da biodiversidade e dos princípios da biologia da conservação e seu embasamento teórico, biodiversidade e suas medidas, níveis de organização, dinâmica de populações, metapopulações e ecossistemas, problemas associados a populações em declínio e populações pequenas, manejo de populações e comunidades para a conservação. 
AMB-40 Tópicos Especiais    
Exibindo 22 Item